Terras de Viri'Arte é uma associação cultural sem fins lucrativos, que se dedica à organização de eventos, recriações históricas e animações temáticas.
Tem como objetvo e envolvimento de outras associações, agrupamentos escolares, instituições de cariz social, entre outros, por forma a formentar a participação da comunidade local em que se inserem as suas ações.
Com especial gosto pela época medieval e quinhentista dedicamo-nos à representação do quotidiano civil e militar com atividades como representação de mercados, a medicina, a culinária, a tecelagem e costura, a olaria, carpintaria, a exposição e demonstrações com acampamento e equipamento militar como casa de armas, armaduras e cavalaria, tiro com arco, em combates apeados, a cavalo ou jogos medievais. Completamos a recriação das vivências com música, dança, teatro de rua de improviso, apresentação de animais exóticos e espetáculos.
Na exposição é apresentada uma variedade de réplicas de instrumentos de tortura grotescos, usados para infligir sofrimento e terror, oferecendo aos visitantes uma visão vívida e perturbadora desses métodos cruéis.
Através de uma combinação de Produção, Design e Conteúdos cuidadosamente elaborados, recriamos o fascínio do mundo medieval.
Desde os cartazes, cenários realistas e figurinos detalhados até atividades interativas e espetáculos históricos, passando por pela cobertura audiovisual a 360º, oferecemos uma experiência imersiva que faz a história ganhar vida
diante dos seus olhos.
O grande evento “Santarém Cortes & Lendas Medieval” onde durante quatro dias, o Jardim da República, a Igreja e os Claustros do Convento de S. Francisco e várias ruas do Centro Histórico vão viver momentos únicos.
As Terras de Viri'Arte são uma celebração autêntica da história e cultura medieval, onde recriamos a era dos cavaleiros e da bravura.
Em parceria com a produção da Caminha Medieval, mergulhamos no passado para transformar a cidade de Caminha em um cenário vivo da Idade Média.
Em Belmonte juntaram-se homens de uma bravura tal, que eram os preferidos dos reis.
Este castelo altaneiro é o símbolo de uma raça de cavaleiros que honraram as armas d’el-rei e a Palavra divina. Gente de nobre sangue, que apesar do peso das suas espadas, sabiam equilibrar o coração. Por aqui conviveram árabes, judeus, castelhanos fugidos, gitanos perdidos, que era aqui a casa comum de todos os que queriam paz e trabalho. Uma terra de guerreiros mas gente de tolerância para com todos. Hoje ainda perpetuamos o seu legado… sejam todos bem-vindos… entrem nesta festa!
Terras de Viri'Arte trazem a história à vida com recriações vibrantes de eventos marcantes de Portugal.
Uma das nossas representações mais emocionantes é a recriação da Batalha de Castelo Rodrigo, um episódio decisivo na defesa do território português.
Com figurinos autênticos, encenações de combate e um cenário envolvente, transportamos o público ao século XVII, onde soldados, cavaleiros e povo lutaram com bravura pela sua terra. Este evento é uma experiência única que homenageia a coragem e a resistência de um povo, convidando todos a reviverem a história com intensidade e realismo.
Alfeizerão vai fazer uma viagem no tempo até ao período depois da Reconquista, quando os mouros ainda estavam em terras lusas, por volta de 1332.
O Mercado Medieval de Óbidos, que se realiza desde 2002 como evento de animação histórica, é uma festa que se espalha pela Vila de Óbidos, enchendo-a de cor, música, cheiros e trajes de época, transportando este burgo para a Idade Média.
Ao longo de todo o dia a animação foi uma constante no mercado. Ora ouvimos o barulho do cortar da lenha, para fazer a fogueira que irá cozinhar o repasto, ora aparece uma animada banda que toca músicas medievais.
Já durante a tarde a Rainha D. Leonor apareceu ao povo.
A monarca, fundadora da cidade, saiu do Hospital Termal, obviamente com guarda de honra, deu uma volta no Largo, cumprimentou os seus súbditos e sentou-se no trono. “Viva a Rainha” gritou-se.
- Feira Medieval de Palmela
- Feira Medieval de Caminha
- Exposição “A Tortura, Instrumentos de Tortura da Idade Média"
- Santarém Medieval "Cortes e Lendas"
- Mercado Medieval de Óbidos
- Alfeizerão Medieval
- Batalha de Castelo Rodrigo (Figueira Castelo Rodrigo)
- Belmonte Medieval
- Feira Medieval Penedono
- Feira Medieval de Alicante (Espanha)
- Feira Medieval de Vicenza (Itália)
- Feira Medieval Pinhel
- Feira Medieval Guimarães
- Feira Mysteria (Mercado Encantado Covilhã)
- Sobral de Monte Agraço (Feira Quinhentista)
- Aveiro, Esgueira (Feira Quinhentista)
- Vila Nova de Famalicão (Feira Medieval e Vicking)
- Feira Medieval Paços de Ferreira
- Vila de Basto Medieval (Arnoia)
- Feira Medieval Coimbra
- Feira Medieval Terras do Teixo (Teixoso/ Covilhã)
- Sever do Vouga (Feira Quinhentista)
- Proença-a-Nova (Festa da Cereja e do Limão)
- Idanha (Aldeia de Santa Margarida - Festa das Flores)
- Santa Marta de Penaguião (Teatro, benda de Santa Marta)
- Valongo, Aldeia de Couce (Couce em Festa Renha Garcia - Penha Garcia Templária)
- São João da Pesqueira (Vindouro, Feira Pombalina)
- Montalegre (Sexta 13)
- Feira de São Tiago (Covilha)
- Feira Medieval Figueira da Foz
- Feira Medieval Barcelos
- BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2022/2023/2024
- Segredos de Óbidos
- Tempos d'Outrora (Óbidos)
- Casa assombrada (Covilhã)
- Boa Cama Boa Mesa SIC
- Recriação Histórica da chegada da Rainha Dona Leonor a Caldas da Rainha
- Caldas Rainha do Natal
- Santa Marta de Penaguião (Feira de Época)
- FIT - Feira Ibérica de Turismo 2017 (Guarda)